fbpx

Mais vendidos de 2023, por categoria

usados
O mercado de veículos usados registrou um crescimento de 4,8%, atingindo quase 11 milhões de unidades negociadas. Confira os destaques por categoria:

Em 2023 houve um aumento de 4,8% nas transações de automóveis e comerciais leves no mercado de veículos usados. Segundo dados divulgados pela Fenabrave, entidade que representa as concessionárias, foram quase 11 milhões de unidades negociadas.

O ranking das categorias em usados não teve muita mudança em relação ao que já vinha sido acompanhado mensalmente durante o ano. Confira abaixo as vendas de cada categoria: 

O Volkswagen Gol mantém sua posição como preferência entre os hatches

Os hatches tiveram uma participação de mercado de 50,9% em  2023, registrando um total de mais de 4 milhões de unidades vendidas. A categoria é liderada pelo icônico Volkswagen Gol, que sozinho negociou mais de 745 mil unidades, seguido por Fiat Palio e Uno. O Chevrolet Onix, conhecido por suas características modernas, figura em quarto lugar, seguido pelo Chevrolet Celta e Volkswagen Fox. Confira o ranking completo na imagem abaixo:

usados
Fonte: FENABRAVE

Sedãs, representa 19,8% do mercado 

Representando 19,8% do mercado, os sedãs venderam mais de 1 milhão unidades em 2023. O Toyota Corolla, é o grande líder, além de ser o único da categoria que aparece no ranking geral dos mais vendidos de 2023.  Outros modelos dessa categoria incluem o Fiat Siena, o Honda Civic, o Chevrolet Classic, e o Volkswagen Voyage, que compõem o grupo dos 10 mais vendidos. 

usados
Fonte: FENABRAVE

Picapes passam mais de 1 milhão de unidades vendidas 

As picapes têm uma fatia significativa, respondendo por 19,8% das vendas totais. A Fiat Strada lidera o segmento e também figura no ranking geral, onde ocupou a quinta posição. Volkswagen Saveiro e Chevrolet S10 estão logo atrás respectivamente. Modelos como  Toyota Hilux, Fiat Toro, e Chevrolet Montana também figuram. Veja as 10 picapes mais vendidas de 2023 abaixo: 

usados
Fonte: FENABRAVE

Os SUV tem uma participação de mercado de 9,1% 

As SUVs passaram de 760 mil unidades vendidas no ano. O modelo destaque do segmento é o Ford Ecosport que sozinho negociou mais de 141 mil vendas. Na sequência estão os Jeep Renegade  e Compass. Além desses modelos líderes, a categoria SUV apresentou diversidade nas escolhas dos consumidores. e modelos como Honda HR-V, Renault Duster, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks e Volkswagen T-Cross também figuraram no ranking. Confira o número de vendas na imagem abaixo: 

usados
Fonte: FENABRAVE

Furgões passaram as 183 mil unidades negociadas 

O segmento dos furgões passou as 183 mil unidades negociadas em 2023, demonstrando a relevância desses veículos para o mercado comercial. A Fiat Fiorino se destaca como líder, seguida por Volkswagen Kombi e Fiat Ducato. O Renault Master, Renault Kangoo, Fiat Doblo, Citroën Boxer, Mercedes-Benz Sprinter 313, Kia Besta e Peugeot Partner são os modelos mais vendidos. 

usados
Fonte: FENABRAVE

Fiat Palio Weekend lidera as vendas no segmento de peruas 

Apesar de representar uma fatia menor do mercado, as peruas negociaram quase 157 unidades vendidas. O Fiat Palio Weekend, é o modelo mais vendido da categoria, na sequência estão o Chevrolet Spin e Volkswagen Parati.

Veículos Urbano de Carga 

Os veículos de uso comercial (VUC) totalizaram quase 29 mil unidades vendidas. O Hyundai HR está na liderança,  Kia K2500, Iveco Daily 35S14 e Kia K2700 respetivamente.

usados
Fonte: FENABRAVE

Confira também:

Marcas de veículos usados mais vendidas em 2023

Modelos mais vendidos de 2023

Veja outros rankings do nosso blog.

Compartilhe este conteúdo:

Faça seu cadastro e comece a usar agora a plataforma Auto Arremate®

É simples e rápido, acesse o formulário de cadastro, preencha as informações para validação e pronto!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente, todo o mês, os principais artigos, números, análises, infográficos e insights sobre o mercado automotivo.

    PODCAST DIRIGINDO VENDAS

    ÚLTIMOS PODCASTS